Computadores para Farim, Guiné-Bissau

Este ano, a turma da ESCO (Escola de Serviços e Comércio do Oeste) – PSI6 – conseguiu recuperar oito computadores, num projeto integrado na Disciplina de Arquitectura de Computadores: 3 portáteis e 5 de secretária. Dois deles foram oferecidos a colegas destes alunos, os outros seguiram para Farim, Guiné-Bissau, onde serão entregues ao Alfesene Só, Diretor do Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim.

Estes alunos, construíram manuais em papel e tutoriais em vídeo e texto, para permitir que os utilizadores finais possam usufruir destes computadores e também do software opensource que seguiu em conjunto. Este trabalho será monitorizado nos próximos anos para ver o impacto que terá.

Neste projeto participaram também o Márcio Daniel (Inforpuzzle), que deu a formação técnica, o David Rodrigues (Instituto Politécnico de Leiria) e o Paulo Teixeira (Fab Lab EDP), que explicaram a componente mais teórica e conceptual.

A Associação Lab Aberto Fab Lab coordenou toda esta formação, baseada em metodologia indutiva e de trabalho-projeto, com recurso ao MOODLE (LMS – Learning Management System).

A ESCO facilitou a logística até ao porto da Guiné-Bissau.

Esperamos que façam a diferença por aquelas paragens. Este foi um trabalho de equipa que envolveu uma comunidade de aprendizagem: alunos, professores, formadores, escola, Fab Lab, empresas e associações. Foi um prazer trabalhar com estes jovens num projeto tão inspirador! Parabéns a todos pelo excelente trabalho!