Sala de Discussão: “Espaços Flexíveis de Aprendizagem”, Priscila Doran, Patricia Castelhano, Nuno Monge, Liz Whitewoolf, SALA 26/27/28

A partir das perguntas sugeridas pelos participantes e pelas demonstrações que irão ser apresentadas, far-se-á uma discussão posterior com o objetivo de identificar estratégias e procedimentos para o desenvolvimento de um espaço abrangente.

Programação e Robótica Criativa, Artur Coelho, SALA 21/22

Com esta demonstração, pretendemos mostrar algumas aplicações educativas onde a tecnologia se torna linguagem para expressão artística. Robots que desenham, leds que reagem à interação, programação de desenhos generativos, pixel art em Python e outras brincadeiras expressivas onde a educação, arte e tecnologia se cruzam, é o que poderão encontrar nesta demonstração.

Robótica para todos, Filipa Rei e Clarisse Grileiro, SALA 21/22

Este projeto com pretende estimular a curiosidade pela programação e robótica, proporcionando aos alunos um ambiente de aprendizagem diferente. Este é o espaço onde podem aprender a programar e manipular robôs educativos, estimular o raciocínio lógico reflexivo e espacial, desenvolver o raciocínio para a resolução de problemas, estimular a criatividade e o sentido crítico e promover o conhecimento muiltidisciplinar, a autonomia e o espírito empreendedor. O “Robótica para Todos” dinamiza atividades para diferentes públicos-alvo, desde alunos do pré-escolar, ao primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico e aos grupos seniores.

Craft Lab – digitalização de comunidades criativas artesanais, João Milheiro, Nuno Alves, FAB LAB Aldeias do Xisto, SALA 9

O projeto “Craft Lab Fundão” consiste num conjunto de ações desenvolvidas pelo Fab Lab Aldeias do Xisto, com o objetivo de promover o uso de processos de design e tecnologias de fabricação digital, como ferramentas para apoiar e valorizar a produção artesanal, adicionando uma componente de inovação que permite adaptar os objetos artesanais ao mundo de hoje.

BLOCKS, Duarte Bragadesto, SALA 9

Demonstração de impressoras da marca nacional BLOCKS no contexto escolar.

Scanning, engenharia inversa, X3D, Piso 0

A X3D é uma empresa do Grupo ISICOM, especializada nas áreas da Engenharia Inversa e Impressão 3D.  Atualmente, conta com o apoio de parceiros oficiais das marcas 3D Systems, Oqton, WASP e Shining 3D.

Serviço educativo Quero ser Cientista, Olinda Almeida, Piso 1

O Quero ser Cientista é um serviço educativo com 10 anos de existência, que resultou de uma aposta do Município de Torres Vedras na divulgação de ciência e tecnologia.  Este serviço apresenta oferta pedagógica para todos os níveis de ensino e público em geral, e a sua missão incide principalmente na realização de atividades experimentais onde as crianças assumem o papel de cientistas e exploram fenómenos do meio físico e natural, seguindo o método científico.

BioLAB Lisboa, Rafael Calado, Piso 1

O BioLab Lisboa é um laboratório de Ciência Cidadã que tem como objetivo implementar um Ecossistema de Inovação Aberta, Multidisciplinar e posicionar Lisboa como Capital Europeia para a Integração do conhecimento STEAM.

Microcontroladores, na escola e na agricultura, Ferdi Meier – FAB master; Livia Pian – Farm LAB Colab, SALA 33

Smart Farm Colab é um Laboratório Colaborativo para Inovação Digital na Agricultura, uma associação privada sem fins lucrativos com o objetivo de impulsionar a agricultura digital. Localizada em Torres Vedras e com abrangência nacional.

O ARDUINO é uma ferramenta crucial para ser usada em ambiente de escola para a medição de parâmetros com recurso a sensores com aplicação em contexto prático da programação.

Cerâmica 3D, Eva Caetano, Tânia Albuquerque, Sandra Casaca, Piso 1

A impressão cerâmica 3D no âmbito do restauro cerâmico com novas abordagens e metodologias até à sua utilização em contexto escolar com o complemento da cerâmica tradicional.

O FAB LAB HN é o primeiro FAB LAB numa escola em Portugal. Está instalado na Escola Secundária Henriques Nogueira em Torres Vedras e nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e a Associação Lab Aberto FAB LAB. É um laboratório de fabricação digital que promove o desenvolvimento de projetos e a autonomia. Nesta demonstração serão apresentados os diversos projetos desenvolvidos em diversos contextos educativos.

Experimentação na construção em madeira no 1ºciclo, FAZ, Mariana Costa e Silva, PISO 1

Vivemos numa sociedade consumista e no entanto pouco ou nada sabemos sobre como os objetos são fabricados, as oficinas FAZ com as tuas mãos surgem para envolver principiantes na construção de mobiliário e brinquedos. Nestas são utilizados materiais fáceis de encontrar, e com ferramentas básicas e comuns, são construídos objetos funcionais em curtos períodos de tempo.

As AEC no 1.º ciclo do ensino básico são “atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação”

Nestas oficinas, tratando-se de um grupo grande de crianças monitorizadas por apenas um adulto, a abordagem é gradual no sentido de avaliar a segurança e adequação das atividades a cada grupo de crianças:

Conhecer a dinâmica do turma

FAZ um carrinho com rolhas e cartão – aos pares as crianças são convidadas a construir um carrinho com rodas de rolha, eixo de palitos e chassi de cartão.

Treinar o martelo

FAZ um jogo de pinos – a cada grupo de 5 é dada uma tábua onde são feitas marcações e colocados pregos com auxílio de um alicate e martelo. Em grupos com dificuldade de concentração ou conflituosos o exercício é feito com cartão e pauzinhos.

Projecto final

FAZ  uma floreira/ casinha de pássaros/ jogo de matrecos – a turma é convidada a fazer sugestões de objetos úteis. O tema do projeto final é selecionado de acordo com a viabilidade e adequação das tarefas. As tarefas são distribuídas por vários grupos e a união de todas as partes resulta no objeto final.

Instalar e cuidar

Os alunos são convidados a pensar como deve ser o objeto instalado ou usufruído, que condições são necessárias para o seu bom funcionamento e quem na comunidade escolar deve ser envolvido.

Change Makers, Priscila Doran, Geuffer Garcia, David Sousa, SALAS 26/27/28

Nesta demonstração, iremos apresentar o resultado de vários projetos desenvolvidos com e para professores, alunos e a comunidade em geral no âmbito das formações e workshops levados a cabo pelo Change Makers. Os protótipos apresentados são o produto da implementação de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares orientadas para a comunidade, que pretendem uma integração holística das áreas STEAM no processo de aprendizagem e aquisição de competências essenciais para responder às transformações do séc. XXI.

Stop Motion em Liberdade, Francisco Lança, Piso 1

Que maneira melhor de comemorar 50 anos de Abril que celebrar uma das suas conquistas mais importantes, a liberdade de expressão?Pela técnica que nos permite pôr objetos (feitos em madeira) em frente de cenários construídos (em cartão) vamos recriar uma situação que antes de 1974 seria proibida e com consequências graves para quem ousasse praticá-la – a simples colocação de um cartaz num local público, como um simples muro de uma cidade qualquer.É noite profunda, numa rua só iluminada fracamente por um velho candeeiro um homem cola um cartaz, nervoso, parece assustado. Do nada surge um sujeito de gabardine e chapéu que tenta arrancar o cartaz e capturar o suposto infrator – trata-se de um agente da famigerada Pide, a polícia política que zelava para nenhuma informação fosse divulgada fora da fantasia criada pelo poder.
O que acontecerá?
Depende de nós, na animação…como na vida.

Cenários criados por alunos do Curso de Multimédia
da Escola Secundária José Saramago Mafra 2024

Sistema Solar em RV, João Rodrigues, Cyango, PISO 1

Irás aprender a construir facilmente uma experiência WebXR, neste caso um Sistema Solar em 3D com muitas interações e questionários para responder!

KitFerraBit – Criatividade Portátil, Alexandra Baltazar; Miguel Almeida, VivaLab

O KitFerraBit é uma iniciativa  educativa inovadora que visa transformar a forma como as crianças aprendem e se envolvem com a tecnologia e a criatividade. Numa era em que a evolução acontece mais rapidamente do que as escolas conseguem acompanhar, o KitFerraBit surge como um sistema de empréstimo que oferece às famílias a oportunidade de explorar ferramentas e materiais diversificados, promovendo a cultura Maker , o empreendedorismo e a educação S.T.E.A.M. (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).

Arduino Música, Sebastião Bizarro, PISO 1 Sala 5

Música com ARDUINO.

Lab Mauser, Cláudia Barros – ESCO; David Ferrão – ESCO; Nuno Gomes, XYZLAB, PISO 1

Será demonstrado o processo de reciclagem de garrafas PET, transformação em filamento para impressão 3D e algumas soluções de aplicação desse filamento. Apresentação de solução sustentável de piso tátil. Serão apresentadas outras aplicações/soluções desse filamento PET reciclado. Apresentação de projeto social de digitalização 3D, e demonstração do processo durante o bootcamp. Impressão dessas digitalizações em Litofanos ou Bustos.

Candeeiros da rua, Angel Portas, FAIG, PISO 1

Candeeiros confeccionados por pares de estudantes, um catalão e um português, no âmbito de uma estadia ERASMUS+ nas instalações da FABLAB Henriques Nogueira de Torres Vedras em maio de 2024.
As questões essenciais do projeto foram: O que torna único cada comércio e espaço da nossa cidade?
Os estudantes portugueses passaram a conhecer mais a fundo o bairro que rodeia o instituto, podendo aproveitar a vertente social de fazer uma descoberta e estudo do meio ambiente. Apoiados pelo corpo docente, visitaram 6 espaços públicos ou privados da cidade e convenceram os responsáveis ​​ou proprietários dos locais a colocarem um candeeiro desenhado e construído por eles.
Ao final da estadia, as lâmpadas foram levadas aos locais correspondentes, deixando-as em funcionamento.

A ILUSTRAÇÃO DE FÁBULAS BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Recursos educativos para a criação de livros, Manuel Moreira, ArteTransformer, PISO 1

Este projeto foi desenvolvido com alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos) numa interligação das artes com as disciplinas de português e ciências, tendo por base o seu plano curricular, com o objetivo de explorar novas técnicas de expressão plástica através da ilustração, utilizando meios tradicionais de desenho e pintura e ilustração com técnicas digitais de desenho e animação.

Cerâmica Rica, Inês e Mário, Pincel Mágico, PISO 1

Vão estar connosco no dia 20 de julho, apresentando o trabalho que têm vindo a desenvolver. Apesar de serem uma empresa, têm uma sensibilidade especial para a formação e a partilha de saberes.

Em 2022, no lab Aberto bootcamp 2022, trabalharam com o Belmiro, do FAB LAB Penela, em corte a laser. Este ano vão fazer uma surpresa!