Benchmark e diagnóstico de sistemas computacionais

No passado dia 3 de dezembro contámos com a presença do Paulo Teixeira, responsável pelo FabLab EDP e licenciado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores pelo IST, para nos falar de Diagnóstico e Benchmark de PCs no contexto da disciplina de Arquitetura de Computadores que o Lab Aberto Fab Lab está a desenvolver com alunos do 10º ano da ESCO.

A sessão decorreu muito bem tendo o Paulo feito uma resenha histórica das revoluções digitais ocorridas na comunicação e informação até ao computador pessoal, passando pelo famoso microcomputador Sinclair ZX Spectrum e Timex (este último fabricado em Portugal, nos anos 80) até ao futuro dos computadores quânticos.

Tendo por máxima que “Medir é conhecer” colocou-nos a diagnosticar o hardware e a corrigir erros de software nos nossos PCs com recurso a software open source e freeware.

Referiu-se ainda a parâmetros que podemos otimizar recorrendo à BIOS, não esquecendo o funcionamento dos vários componentes e dos barramentos que os interligam, em particular o efeito de estrangulamento – Bottleneck -, as técnicas de refrigeração e a importância de fontes de alimentação eficientes para garantir a estabilidade do PC quando sujeito a regimes exigentes de funcionamento. Características cruciais na escolha de uma placa-mãe (motherboard).

Por fim, abordou os testes de desempenho (Benchmark) úteis para averiguar a estabilidade e fiabilidade do PC e a eventual necessidade em realizar testes de stress (Burn-In) para detetar componentes defeituosos.