Regras de funcionamento de um FAB LAB
Missão:os Fablabs pertencem a uma rede global de laboratórios locais, oferecendo as condições ideais para fomentar o espírito de inovação e criatividade, ao disponibilizar o acesso a ferramentas de fabricação digital.
Acesso: o Fablab pode ser utilizado para criar praticamente qualquer coisa (desde que não haja intenção de ferir alguém); cada um deve aprender fazendo por si, partilhando o mesmo espaço com outros projectos e outros utilizadores.
Aprendizagem: o processo de aprendizagem no Fablab baseia-se na realização de projectos e na troca de experiências; neste contexto de partilha cada um deve contribuir com documentação e tutoriais.
Responsabilidade: As pessoas são responsáveis por:
Segurança: saber trabalhar sem colocar em risco pessoas ou equipamentos;
Limpeza: deixar o laboratório mais limpo do que estava;
Operações: cooperar com operações de manutenção e de reparação, reportando qualquer necessidade detectada a nível de ferramentas, consumíveis, e incidentes.
Confidencialidade: os projectos e processos desenvolvidos nos Fablabs deverão ser disponibilizados à comunidade acautelando-se, sempre que desejado, a protecção da sua propriedade intelectual.
Negócio: podem ser criadas actividades comerciais a partir do Fablab mas não devem conflituar com o livre acesso deste. Essas actividades devem crescer para além do Fablab e é expectável que os inventores e rede de Fablabs que contribuíram para o seu sucesso beneficiem com isso.
fonte: http://www.fablabedp.edp.pt/pt/node/3
em inglês: http://fab.cba.mit.edu/about/charter/