Os alunos da ESCO – Escola de Serviços e Contabilidade do Oeste, desenvolvem desde há 5 anos, a disciplina de Arquitectura de Computadores com a Associação Lab Aberto Fab Lab.
A disciplina é desenvolvida em formato bLearning, com 84 horas de tempo previsto para um grupo-turma de aproximadamente 30 alunos.
A estratégia global é indutiva com forte ênfase no trabalho de projeto e desenvolvimento de uma comunidade global de aprendizagem (com recurso a empresas, profissionais, professores de outras áreas, escolas, universidades e Fab Labs). Por isso, tanto o trabalho colaborativo como o trabalho individual são focados no impacto, tanto na aprendizagem individual como no impacto na comunidade local e global (fora de portas). Neste documento é apresentado um conjunto de recomendações, resultados e avaliação do trabalho desenvolvido, tendo em conta o plano de trabalho preliminar. Este plano inclui a possibilidade de recurso a uma versão totalmente online para acomodar a presente situação de emergência mundial relacionada com o COVID-19.
O objetivo geral e principal é a aquisição de um modelo mental moderno sobre a estrutura interna e externa do funcionamento e manutenção de um computador atual e de sistemas digitais mais simples.
Equipa:
Márcio Daniel – Técnico de Manutenção de Computadores – InforPuzzle; Paulo Teixeira – Engenheiro Eletrotécnico – Fab Lab EDP; Iuri Carrasqueira – Aluno do curso de Programação do IP Leiria; David Rodrigues – Professor de Física Computacional do IP Leiria; Desenho instrucional – António Gonçalves – Professor de Físico-Química – Lab Aberto Fab Lab.
Actividades Previstas
As actividades previstas, vão desde grupos de discussão (online e presencial) a desenvolvimento de projetos, passando por sessões expositivas sequenciais (baseadas em vídeo ou apresentações presenciais), realização de tarefas/exercícios para automatização de objetivos recorrentes e desenvolvimento de projetos baseados em problemas reais (do dia-a-dia).
Os trabalhos de laboratório incluem a realização de diagnóstico e manutenção de computadores em situações reais e quase-reais. A realização de caracterização global dos parâmetros de microprocessadores e a aplicação prática de portas lógicas e a sua aplicação em microeletrónica de computadores.
Os projetos serão planificados a partir do contexto da disciplina tendo em conta os interesses e as ideias dos alunos. A documentação dos projetos será desenvolvida usando o Science Journal da plataforma Google. A apresentação e discussão por parte dos alunos poderá ser em formato de vídeo, reunião online no Zoom e envolverá outras comunidades de aprendizagem de outras instituições da região, nomeadamente, IPLeiria e escolas profissionais.
Haverá um dossier/portfólio de suporte à organização da disciplina, não só para que os alunos fiquem com uma memória descritiva dos conteúdos e conhecimentos, mas também que os estimule a descrever e a organizar o seu trabalho.
Desenvolvem o projeto TECH FOR YOU: a partir de computadores que são doados à associação constroem outros capazes de servir necessidades básicas de computação. Este ano prepararam 6 computadores para serem oferecidos à escola de Farim – Guiné-Bissau.
PARCERIAS