Asas na Serra do Socorro

Asas na Serra do Socorro

Na quinta feira, dia 22 de março, a turma PSI3, do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da ESCO, no âmbito da disciplina de Arquitetura de Computadores, estiveram na Serra do Socorro e…deram “Asas” aos seus projetos organizados pelo LAB ABERTO FAB LAB.

Um grupo de alunos da ESCO lançou asas voadoras pela primeira vez, depois de as terem construido desde o ponto zero, orientados pelo formador Jorge Nuno. Neste processo, fizeram uma introdução às técnicas de vôo, à comunicação via rádio para controlo da asa e simularam o vôo em computador durante algumas horas.

Estas asas vão transportar um microcontrolador que vai gerir a aquisição de temperatura, pressão e humidade, um dispositivo que os alunos, orientados pelo formador Timóteo Mendes, aprenderam a usar e a programar. Este dispositivo constituído por um ARDUINO NANO e um sensor BME280, irá recolher dados e armazena-lo na eeprom interna do arduino durante o vôo, que depois serão tratados no âmbito deste projeto.

A ideia de  formação passou por contextualizar os processadores num projeto concreto, como ponto de partida para os conteúdos da disciplina. Estas e outras atividades, foram organizadas pelo LAB ABERTO FAB LAB, e acontecem às quintas feiras, no LAB CENTER, em torres Vedras. Neste dia, os alunos foram também acompanhados pela professora Ana Patrício e pelo nosso associado, Fernando Fidalgo.

A informática, a tecnologia, o conhecimento e a juventude com resultados práticos ao ar livre.