Debater a Inteligência Artificial no LabCenter

Debater a Inteligência Artificial no LabCenter

Após a projeção do documentário Eis o Admirável Mundo em Rede de Werner Herzog, a discussão sobre o impacto social da tecnologia digital continuou no passado sábado, no átrio do Torres Vedras Lab Center. Os comentários dos que estiveram presentes na projeção no Teatro Cine de Torres Vedras serviram de ponto de partida a uma discussão que juntou os investigadores Luís Caires e Rui Pires, que trabalham nos domínios da inteligência artificial, e João Almeida, jornalista cultural e diretor da Antena 2.

Rui Pires, Luís Caires e João Almeida, a debater as questões colocadas pelos participantes.

O átrio do Lab Center encheu para uma animada conversa entre os convidados e visitantes. Os especialistas na área partilharam o seu conhecimento técnico e visão sobre os impactos sociais, com complemento da visão cultural. Se falar de inteligência artificial como uma forma de inteligência consciente é hoje prematuro, os enormes avanços em robótica, aprendizagem computacional e inteligência artificial restrita, possibilitados pelos avanços nas tecnologias de computação e o acesso a enormes quantidades de dados possibilitada pelo crescimento explosivo da internet, significa que hoje, estas tecnologias já são parte integrante do nosso dia a dia.

Os representantes do ATV/Café com Filmes, Lab Aberto e Torres Vedras Lab Center dão início ao debate.

No entanto, quando falamos de Inteligência Artificial, não conseguimos fugir às questões sobre inteligência, empatia e consciência de si mesmo. Tememos que a IA nos supere, e somos forçados a questionar o que, realmente, significa o conceito de inteligência. A sua visão clássica  como algo inerente e exclusivo ao ser humano, está a ser substituída por uma visão mais abrangente, que define diferentes graus de inteligência, a partir dos dados da investigação em comportamentos humanos e animais. Em conjunto, os convidados do debate esclareceram dúvidas, mas essencialmente levantaram mais questões para reflexão e debate. Sociedade, economia, a possibilidade da expansão humana para além dos limites da terra, são alguns dos impactos que destas tecnologias em rápida aceleração.

Concluímos com esta sessão o evento de colaboração entre o Lab Aberto e a iniciativa Café com Filmes. Registamos com agrado o elevado nível de participação da comunidade, quer na sessão de cinema quer no debate no Lab Center.